23 junho 2010

Captain Tsubasa



Quando preparamos o especial de quadrinhos sobre futebol para a Copa do Mundo no Universo HQ, cogitei fazer resenha de uma HQ cuja animação foi muito marcante na minha infância: Super Campeões.

O desenho japonês, exibido na extinta TV Manchete, era baseado em um mangá, lançado no Japão em 1981, por Yoishi Takahashi, chamado Captain Tsubasa. Era esse título que eu pretendia resenhar, mas, ao pesquisar sobre o assunto, descobri que além de não ter versão brasileira, ele não foi lançada nos Estados Unidos. Também não encontrei edições latino-americanas, apenas uma francesa, já esgotada. Então fiquei devendo o review.


Mas a história do mangá é bastante divertida. A exemplo de Slam Dunk, é exclusivamente baseada no esporte e mostra garotos japoneses envolvidos em confrontos escolares.

Aos poucos, Oliver Tsubasa (ou, no seu nome original, Tsubasa Oozora) vai ganhando jogos e campeonatos até chegar à seleção japonesa. O auge de sua carreira é quando ele vai para o Brasil jogar no São Paulo e ganha o campeonato brasileiro sobre o Flamengo.

O mangá teve várias encarnações, bem como o animê. A primeira delas durou de 1981 a 1988, totalizando 37 volumes. Houve algumas edições soltas, uma delas baseada em Carlos Misaki (ou Misaki Taro, no original).

Captain Tsubasa voltou em 1994, contando a história do mundial juvenil disputado na França e vencido pelo Japão – só na ficção, é claro. Essa segunda versão foi de 1994 a 1997, e ficou conhecida como “World Youth”, com 18 volumes.


Um efeito direto do mangá foi a popularização do futebol em terras nipônicas. Isso, aliado à chegada de Zico por lá e à criação da J-League, fez com que o futebol se tornasse uma paixão para os japoneses. Tanto que, em 2002, o país sediaria sua primeira Copa do Mundo, dividindo a honraria com seus vizinhos da Coreia do Sul.

Dentro desse contexto, Captain Tsubasa foi reiniciado em 2001, com o subtítulo Road to 2002, com nova origem e história para Oliver e seus amigos. A animação dessa série também chegou ao Brasil, sendo exibida pelo Cartoon Network. Essa foi a última encarnação televisiva da série.


Recentemente, o mangá teve uma novo revival, chamado Golden 23, com 12 volumes publicados entre 2005 e 2008. Foi a última versão da HQ, que pode ser redescoberta no seu país com a ótima campanha japonesa na Copa de 2010.

Mas, mesmo com todo o seu sucesso e com tantas versões, Captain Tsubasa nunca ganhou uma edição brasileira. Quem sabe alguma editora não resolva lançá-lo no embalo da próxima Copa?

Confira abaixo o vídeo da abertura brasileira do desenho animado.

6 comentários:

Rafael H. disse...

Captain Tsubasa realmente não pode ficar de fora de um especial sobre futebol.
Alguns DVDs da série dos anos 80 e de 2002 chegaram a ser lançados por aqui, mas acho que nenhuma foi lançada completamente.

Muito bom. Valeu, Kroll!

Bruno disse...

Captain Tsubasa era sensacional. Mas só uma correção. O Road to 2002 não é uma nova origem para os personagens, é uma sequência. No final do World Youth, Tsubasa deixa o São Paulo para jogar no Barcelona. Essa fase é mostrada no Road to 2002. Além disso, dois outros mangás foram lançados recentemente. O primeiro, "Kaigai Gekito in Calcio", mostra o Hyuga jogando na série C da Itália e levando o time à série B. O outro, "Kaigai Gekito En La Liga", que ainda está sendo lançado, mostra uma partida entre Barcelona e Real Madrid, com o Tsubasa. Esses dois mangás, inclusive, se passam antes do Golden-23, apesar de lançados depois. E é realmente uma pena que nada disso tenha chegado aqui.

Guilherme Kroll disse...

Rafael, na verdade lançaram só 2 DVDs do "Road to 2002". Eu comprei e até hj espero o fim da coleção, hehe.

Guilherme Kroll disse...

Bruno, pelo que me lembro o "Road to 2002" tem uma nova origem dos personagens sim. Tanto que o jogo entre Nakatsu e Meiwa no original terminava 3 a 2 e no 2002 2 a 1.

E no Road to 2002 quando ele vem jogar no São Paulo o nome do time é FC Brancos, acho que não quiseram pagar direitos, hehe.

Anônimo disse...

Super Campeões é um dos melhores desenhos sobre futebol que ja vi, pena que o anime não foi traduzido até o ultimo episódio

Anônimo disse...

até no anime o são paulo é o time principal^^ cade o corinthians kkkkkkkkkk gambas kk