Fazendo o Super-Homem de bobo
Em minha matéria sobre os quadrinhos que satirizam o Super-Homem, publicada na revista Wizard deste mês, escrevi que a própria DC costumava colocar o Homem de Aço em situações ridículas e infantis nas capas dos gibis. Vou mostrar algumas delas aqui.
A capa de Action Comics # 251 (abril de 1959) é uma das mais emblemáticas: o Azulão fica tal e qual o Super-Véio, a paródia que a saudosa HQ Os Trapalhões (Bloch Editores) fazia do personagem até meados dos anos 80. Veja na imagem o Super raquítico e com uma barba de ermitão... pedindo carona a um helicóptero porque está muito cansado pra voar!
O pior é que o conteúdo do gibi não fica atrás no quesito tosqueira. A história é ridícula: Clark Kent bebe uma fórmula de envelhecimento rápido preparada por um cientista e, em 72 horas, se transforma num velhinho com poderes quase em nível zero.
A aventura foi republicada em 1961 na terceira edição de Giant Superman Annual, que reunia outras histórias bizarras do Homem de Aço. Como a que ele virava uma espécie de Super-Paspalho (com um rosto à la Alfred Newman da Mad); ou aquela do Super-Feio (pois é, até isso o Super-Homem já foi!), sem contar outras transformações ridículas.
Quer mais? Olhem aí a capa de Action Comics # 105 (dezembro de 1946). Não é uma coisa meiga o Homem de Aço ajudando o Papai Noel a desentalar o barrigão da chaminé?
Mas tem uma que, toda vez que vejo, eu me faço a pergunta “Minha mente é assim tão ferina, ou aquilo ali parece um cena pedófila, mesmo que não tenha sido essa a intenção?”. É só dar uma olhada na capa de Action Comics # 457 (março de 1976) e tirar suas próprias conclusões.
Pra encerrar, uma olhadela na capa de World's Finest Comics # 61 (novembro/dezembro de 1952). Só faltam coraçõezinhos e flores flutuando ao redor do "trio dinâmico", Super-Homem, Batman e Robin, brincando serelepes e mimosos numa gangorra do parquinho da praça. Blearghh!
E tem muito mais coisa tosca! Quando estiver com mais tempo, vou selecionar outras capas esquisitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário