30 setembro 2010

Melhores e piores de setembro

Por enquanto, setembro briga com abril pelo título de "mês com os melhores lançamentos de quadrinhos do ano". Saiu muita coisa boa. Nas bancas e, principalmente, nas livrarias. E houve um campeão de indicações (seis) dentre os integrantes da nossa equipe: Bando de dois, de Danilo Beyruth.

Por isso, confira abaixo os melhores e piores do mês, na opinião do timaço do Universo HQ, que neste mês está completo - e ainda contando com a estreia de Marcelo Santos Costa.

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.

Este material é fenomenalSidney Gusman

Melhores: As cobras – Antologia definitiva (Objetiva), Mondo Urbano, Yeshuah - O Círculo Interno O Círculo Externo e Níquel Náusea - A vaca foi pro brejo atrás do carro na frente dos bois (Devir), Bando de dois (Zarabatana), Demônios (Peirópolis), Vertigo # 10 e Camelot 3000 (Panini), Johnny Cash – Uma biografia (8inverso), Carol (Noovha América), A ilha do tesouro (Salamandra), (SIC) (Conrad), A escrava Isaura (Ática) e Gaston - Os arquivos do Lagaffe, Gaston - Gafes em barda e Gaston - Gafes de um fanfarrão (Asa/Público)

Piores: A teia do Homem-Aranha # 2 e The Authority vs. Lobo 02 - Massacre de Férias (Panini) e Cogumelos ao entardecer (Devir)

Mais uma vez, o Sérgio mata os leitores de inveja com as obras que tem lidoSérgio Codespoti

Melhores: Arzak - L'Arpenteur, de Moebius (Glénat), Planète BD # 5 e # 6 (Hachette) e Corto Maltese en Siberie, de Hugo Pratt (Casterman)

Pior: Shadowland Moonknight # 1 (Marvel)



Além de ter feito uma baita HQ, Danilo Beyruth fez a capa do ano!Marcelo Naranjo

Melhor: Bando de dois (Zarabatana)

Pior: nenhum






Olha o Espírito da Machadinha nos melhores do mês!Marcus Ramone

Melhores: Kiss Kompendium (Collins Design), Homem-Aranha # 104 e # 105, Vertigo # 8 e # 9 e Mônica # 44 (Panini), Disney - Clássicos da Literatura # 7 - Guilherme Tell e # 8 - O Mágico de Oz (Abril) e Zagor # 112 e # 113 (Mythos)

Piores: Magali # 40 (Panini), Tio Patinhas # 542 (Abril) e Rock’n’Roll Comics Magazine # 1 – Kiss (Revolutionary Comics)

Orlandeli fez um dos melhores álbuns do anoEduardo Nasi

Melhores: O Astronauta - Ou livre associação de um homem no espaço e Bando de dois (Zaratabana), (SIC) (Conrad) e Y - O último homem - Volume 3 - Um pequeno passo Panini)

Pior: O que aconteceu com o homem mais rápido do mundo? (Gal)

Esta é uma das melhores adaptações de literatura para HQ que foram feitas por aquiGuilherme Kroll Domingues

Melhores: Y - O último homem - Volume 2 - Ciclos, Y - O último homem - Volume 3 - Um pequeno passo, Jonah Hex - Marcado pela violência e Vertigo # 10 (Panini), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 70 (Mythos), Macanudo # 3 e Bienvenido - Um passeio pelos quadrinhos argentinos (Zarabatana), Yeshuah - O Círculo Interno O Círculo Externo e Liga Extraordinária - Século: 1910 (Devir) e A escrava Isaura (Ática)

Pior: Universo Marvel # 2 - Segunda série (Panini)

O Amigão da Vizinhança está vivendo uma boa fase no BrasilRicardo Malta Barbeira

Melhores: Homem-Aranha # 98, # 99 e # 100 (Panini)

Pior: Nenhum






Arnaldo Branco zoa tudo e todos neste livroDelfin

Melhores: Bando de dois (Zarabatana), Noturno (Ivrea), Abstract Comics (Fantagraphics), Megazine # 1 (Tchê!, de 1988) e Mad Especial # 2 (Record) e Mundinho Animal (Barba Negra / Leya Cult)

Pior: Tiririca 2222 (edição do candidato)


Será que a melhor revista regular das bancas resistirá às baixas vendas? Tomara que sim!Lielson Zeni

Melhores: Vertigo # 8 e # 9, Ex Machina - Marcha à guerra e Hellblazer - Highwater (Panini), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 69 e # 70 (Mythos) e Dylan Dog # 1 (Record)

Pior: Universo Marvel # 4 – Segunda série (Panini)


Bem interessante este trabalho de CrumbAndré Sollitto

Melhores: Ranxerox (Conrad), Y - O último homem - Volume 3 - Um pequeno passo (Panini), Bando de dois (Zarabatana) e Kafka de Crumb (Desiderata)

Pior: nenhum



Este álbum é garantia de boas risadas: Jean Galvão manda bem demaisZé Oliboni

Melhores: Maturi # 2 (independente), (Leya Cult / Barbanegra), Bando de dois (Zarabatana) e Marvel Apresenta # 38 - Nova contra a Falange (Panini)

Pior: Hulk contra o mundo # 6 (Panini)




Vale a pena conferir as releituras feitas neste álbumDiego Figueira

Melhores: Y - O último homem - Volume 3 - Um pequeno passo, Mitos Marvel e Grandes Clássicos DC #8 - Superman - As Quatro Estações (Panini)

Pior:

Lanterna Verde # 23 (Panini)


Novos personagens se unem à Liga Extraordinária neste volumeRonaldo Barata

Melhores: A Liga Extraordinária – Século: 1910 (Devir) e Abe Sapien - Os afogados (Mythos)

Pior: nenhum




A Conrad fez uma edição primorosa para esta compilaçãoMarcelo Santos Costa

Melhores: It's a bird e American Splendor # 4 (Vertigo), Os Caçadores # 1 a # 15 (Abril), A noite mais densa # 0, # 1, # 2 e # 3 (Panini), Incal # 3 - A Quintessência - A Galáxia que Sonha & Planeta Difool , (SIC), Ranxerox e A arte da guerra (Conrad) e O Astronauta - Ou livre associação de um homem no espaço (Zaratabana)

Pior: Kamasutra (Conrad)

25 setembro 2010

Ótima fase do Amigão da Vizinhança

Confesso que fui um dos milhares de fãs do Homem-Aranha que, logo após a (e até antes da) bobagem perpetrada pela dupla Joe Quesada/Mefisto - ou seja, o malfadado "apagão" que baniu da cronologia os acontecimentos referentes aos últimos três anos da vida do personagem -, torceram pra que o Ragnarok se abatesse logo sobre o mundo, só para o mandachuva da Marvel Comics ser banido pro reino de Hella e passar a eternidade ouvindo ininterruptamente a mesma música do Restart.

Mas não é que o troço está interessante?

Claro que ainda não engoli esse artifício místico e esdrúxulo pra consertar a bagunça cronológica, conceitual e criativa que rolava no gibi do Aranha. Só que não posso mais fazer biquinho enquanto as histórias desta fase estão de boas a excelentes, em minha humilde opinião.

As cinco últimas edições (e destaco ainda mais as de julho, agosto e setembro -esta, a # 105, considero simplesmente duca!) deram-me a certeza de que valeu a pena eu ter continuado fiel ao meu super-herói predileto, cuja revista é a única de uniformizados que continuo colecionando.

Porém - sempre tem um maldito porém -, percebo que, talvez em breve, a coisa vai começar a degringolar de novo.

Isso porque são tantas pontas soltas nessa "nova vida" do Peter Parker e seu alter ego, que o melhor seria a Marvel pensar apenas em criar boas histórias fechadas, em vez de tornar a mexer no passado, nas reviravoltas e outros blablablás. Enfim, devia esquecer o que Quesada e Mefisto fizeram e deixar rolar a nova cronologia, sem tocar mais no assunto da "virada mística".

Explico:

1) Se Mefisto se limitou a apagar memórias e fazer com que uma espécie de bloqueio psíquico impedisse a todos que, outrora, soubessem da identidade do Aranha não conseguissem procurar - ou querer - saber a identidade do herói, como se explica alterações da realidade como o acidente de Flash Thompson ser o resultado de uma ação militar heroica na Guerra do Iraque? Ora, bolas, o amigo do Aranha não estava sem as pernas há três anos (na cronologia do universo do personagem);

2) Quando o aracnídeo se juntou em uma missão com o Quarteto Fantástico no Macroverso, o Tocha-Humana lembrou-se de que, certa vez, soubera quem era o Homem-Aranha. E o escalador de paredes deu toda a pinta de saber que antes todos conheciam sua identidade e passou a história inteira se esquivando do Tocha, até que não deu mais pra segurar e ele tirou a máscara.

Há muitas outras questões, que por enquanto só incomodam e não atapalham a qualidade das histórias. Mas vejo muita bagunça vindo por aí.

A propósito, evito acompanhar o que anda rolando com o Aranha lá nos EUA, somente pra sentir o gosto da novidade quando as HQs chegam às bancas do Brasil, mas fique à vontade pra escrever quantos spoillers quiser nos comentários.

22 setembro 2010

Por onde tenho navegado: ilustradores

De uns tempos pra cá, tenho achado mais interessante ilustrações do que quadrinhos propriamente ditos.

Então, resolvi fazer uma pequena lista de sites que tenho acompanhado com muita frequência. Assim, mais pessoas podem conhecer esses trabalhos tão bacanas (obviamente, há milhares de páginas não citadas aqui, alguns que simplesmente esqueci, outros que ainda não conheço, mas fiz a minha lista e você vai comentando aí no post e fazendo suas indicações para os leitores).

IdeaFixa – Esse coletivo de artistas é um ótimo ponto de partida. Dentre os vários projetos, o site edita uma revista virtual de fotos e ilustrações seguindo um tema – cheguei a resenhar uma das edições para o especial de futebol do Universo HQ.

O legal da revista é olhar o trabalho dos diversos artistas e procurar os sites daqueles que te chamam mais a atenção.

Meu espaço favorito no site da IdeaFixa é o Friquinique, seção temática, esquizofrênica e semanal com ilustradores muito bons.



Beleléu - Parte do pessoal que faz o Friquinique também está no site Beleléu. Seguindo a linha de temas semanais, esses artistas sempre surpreendem (vale conhecer o trabalho individual de cada um dos membros, todos ilustradores de alto nível)




TNTema - Outro site que trabalha com temas mensais e ilustrações muito boas (um dos colaboradores é o nosso webmaster Ronaldo Barata)



Thiago Egg - Conheci esse ilustrador pelo Twitter. Quase todos os dias ele publica um #rabiscododia.



Weberson Santiago , Greg Tocchini , Mauro Souza, Amanda Grazini, Roger Cruz, Orlando - esses são aqueles caras que (quase) todo mundo conhece, mas muitas vezes esquece que eles estão sempre publicando artes novas e interessantes.

Germana C. Viana - Pra finalizar, a criadora do Azul Calcinha tem publicado uns desenhos livres bem legais no blog dela. Vale a pena conferir.

20 setembro 2010

O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo?

A Gal Editora disponibilizou um preview de seu novo álbum, O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo?.

Confira abaixo, clicando nas imagens. Para outras informações sobre o álbum, clique aqui.

Página 1
Página 2
Página 3
Página 4
Página 5
Página 6
Página 7
Página 8

12 setembro 2010

HQ na Europa

Por sugestão do Zé Oliboni, estou reunindo abaixo uma seleção de postagens sobre quadrinhos na Europa, que fiz no Twitter durante os últimos 15 ou 20 dias. Em muitas delas, usei o hashtag #HQnaeuropa (para quem usa o microblog). O texto foi ligeiramente editado para dar mais coerência e corrigir pequenos erros de português.

Sobre Eduardo Marini e o nono volume da série Escorpião

- Marini continua chutando o pau da barraca no mais recente álbum do Escorpião. Vai pros melhores do mês. http://bit.ly/bKNGMF

- Nono volume de O Escorpião lidera a lista das HQs mais vendidas de agosto no mercado franco-belga.

Postagem em resposta ao Maurício Muniz, que queria mais informações sobre a série O Escorpião.

- Série europeia desenhada pelo Marini (de Rapaces), mais ou menos na linha de Os Três Mosqueteiros.

- Tem 9 volumes na Europa (dois arcos), 5 lançados em Portugal. Só o primeiro foi distribuído no Brasil.

- Onde escrevi Europa, entenda como mercado franco-belga.

- http://bit.ly/bKNGMF , http://bit.ly/dx5L7i , http://bit.ly/a9a2dc

- Impressionante que só Rapaces (série Predadores, lançada pela Devir), do Marini foi publicado no Brasil.

- Marini começou desenhando Dossiers d'Olivier Varèse (4 volumes), depois fez Gipsy (6 volumes) que saía na Heavy Metal norte-americana...

- Em 1996, Marini desenhou os dois volumes de l'Étoile do Désert (saiu em Portugal, pela Asa, como A Estrela do Deserto).

- O Escorpião, título mais vendido este mês na França, já está no nono tomo, e Les Aigles de Rome está no segundo volume.

- E, apesar disso, o Enrico Marini ainda é quase desconhecido no Brasil.

Sobre o mercado franco belga

- Esta semana (a última de agosto) serão lançados 61 novos álbuns no mercado franco-belga. É a volta às aulas no estilo europeu.

- Em 2009, foram lançadas 4863 HQs no mercado franco-belga (apenas Europa continental). Desse total, 3599 eram HQs novas.

- 288 editoras lançaram HQs no mercado franco-belga em 2009, mas apenas 9 delas representam 60% do mercado.

- Foram publicadas 1891 HQs traduzidas de material estrangeiro (sendo: 1429 de material asiático e 312 de HQs americanas) no mercado franco-belga.

- 1439 autores vivem exclusivamente de quadrinhos no mercado franco-belga.

- Existem 64 publicações especializadas sobre quadrinhos no mercado franco-belga (em 2008, havia 71).

- Para comparar, em 2000 foram lançados 1137 álbuns. Em 2009, foram 4863. E isso porque houve uma desaceleração no crescimento.

Em resposta a Lucas Ed

- Isso faz parte do relatório da ACBD (Association des critiques et des journalistes de bande dessinée). Estava fazendo uma pesquisa e resolvi divulgar os números.

Em resposta a Milena Azevedo

- Houve um grande crescimento durante 13 anos consecutivos. A desaceleração no mercado foi de 2,4% em relação aos 10,04% de crescimento em 2008.

Em resposta a Pablo Casado

- O top 3 de vendas deste mês inclui O Escorpião 9, Game Over (humor) e o policial independente Le Marchand D'Éponges.

- Até as livrarias tem problemas de espaço para guardar as coleções completas de tantas séries.

- As HQs lançadas representam 7,48% do total de livros publicados (65 mil livros) em língua francesa em 2009.

- O grupo Média-Participations publicou 586 álbuns em 2009 (12,05% da produção de HQs).

- O grupo Média-Participations = Dargaud, Dargaud Benelux, Kana, Le Lombard, Dupuis, Blake et Mortimer, Lucky Comics e Fleurus/Édifa.

Diálogo com Carol Bensimon, que escreveu: "Há 10 anos, 500 HQs eram lançadas na França anualmente. Hoje, segundo o Le Monde, são 4.500 (metade só entre agosto e novembro)."

- Codespoti: Estranho. Segundo a ACBD (associação de críticos e jornalistas de HQs da França), são 1200 em 1999 e 4863 em 2009.

- Codespoti: Os números são um pouco diferentes (o efeito final é o mesmo). Aliás, segundo a ACBD, são 13 anos de crescimento contínuo.

- Codespoti: Carol, olha no site da ACBD: tem os relatórios da última década em detalhes http://www.acbd.fr/.

- Carol Bensimon: Estranho mesmo. Peguei o dado aqui.

- Esta semana (a primeira de setembro) foram lançados 98 novos álbuns no mercado franco-belga. Ou seja, nos últimos 15 dias foram praticamente 170 novas HQs.

Sobre a série Largo Winch

- Em novembro, sairá o 17º álbum de Largo Winch. A série é escrita por Jean Van Hamme, o mesmo de XIII.

- Veja bem: 17 volumes, vários romances e dois filmes e Largo Winch continua inédito no Brasil.

Sobre Arthur de Pins

Mensagem para o ilustrador Weberson Santiago, que é um grande fã do Arthur de Pins

- Olha um Arthur de Pins novo pra você - http://bit.ly/d5aNfF

- Pra quem gosta do Arthur de Pins... site interativo de Zombillénium (http://bit.ly/aPQlCu), a nova HQ do sujeito (http://bit.ly/d5aNfF)


Assuntos diversos sobre HQ europeia

- O preview de Le trop grand vide d'Alphonse Tabouret, também está bacana. http://bit.ly/d4N6uI


- Morreu Roger Mas, aos 86 anos. Criador da série infantil Pifou (desconhecida no Brasil) sobre as aventuras de um cãozinho. (Noticiado no UHQ: http://www.universohq.com/quadrinhos/2010/n02092010_05.cfm)

Em resposta a Fernando Peres Farto, sobre O Incal

- Vai sair um novo encadernado do Incal original, completo e com colorido restaurado, em 2011
(Noticiado no UHQ: http://www.universohq.com/quadrinhos/2010/n12072010_06.cfm)

- A Édition Fetjaine reuniu as tiras de Woody Allen num álbum bacana.

- Fãs dos quadrinhos e do automobilismo: a Dupuis criou um site só pra série Michel Vaillant - http://www.michelvaillant.com/

- Lendo Les Années Pilote, do Patrick Gaumer, sobre a famosa revista do Goscinny e do Uderzo, na qual surgiu Asterix.

07 setembro 2010

Presentes inesquecíveis de aniversário

Quem me segue no Twitter sabe que, na semana passada, o meu amigo Flávio Teixeira, que é roteirista da Mauricio de Sousa Produções (foi ele que me transformou em personagem em Turma da Mônica Jovem # 20), me armou uma bela surpresa, que resolvi dividir com todos os nossos leitores.

Como completei 44 anos no dia 29 de agosto, o Flávio comprou um caderno de desenhos e pediu para os artistas do estúdio fazerem desenhos ou HQs em comemoração à data. O resultado, nem preciso dizer, ficou sen-sa-cio-nal.

Pra comprovar isso, selecionei três pra mostrar aqui: o do próprio Flávio, a HQ do Paulo Back e o cartum do Mauricio. Veja-os abaixo.










Aproveitando, resolvi mostrar também um presente que ganhei quando virei quarentão. Pedi ao meu irmão cearense JJ Marreiro que desenhasse a imagem do convite da festa sobre uma foto minha. Ficou maravilhoso, como você confere abaixo.


Estes, sem dúvida, estão dentre os presentes inesquecíveis que ganhei durante a vida. Por isso, serei sempre agradecido aos amigos que tenho. E, felizmente, eu tenho muitos.