30 abril 2010

Melhores e piores de abril

Abril chegou ao fim como o melhor mês do ano no que diz respeito aos lançamentos de quadrinhos. Saiu muita coisa boa - tem até alguns campeões de preferência! Por isso, é hora de conhecer os melhores e piores dos últimos 30 dias, na opinião da equipe do Universo HQ. Desta vez, Zé Oliboni, Sérgio Codespoti e Ronaldo Barata ficam de fora, por terem lido pouco.

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.

Belíssima HQ europeia que chega ao BrasilSidney Gusman

Melhores: Kiki de Montparnasse (Record), Jambocks! # 1 (Zarabatana), Spirou e Fantásio - A máscara misteriosa, Enki Bilal - A feira dos imortais / O sono do monstro e Iznogoud - Iznogoud e o computador mágico / Iznogoud vê estrelas (da parceria da Asa com o jornal português Público), Juan Solo - Tomo 1 e Juan Solo - Tomo 2 - Os cães do poder, escritos por Alejandro Jodorowsky e desenhados por Georges Bess, e De Profundis, de Miguelanxo Prado (todos da editora portuguesa Asa), Transmetropolitan - Volume 1 (Panini), Bordados (Quadrinhos na Cia.), Memórias de um sargento de milícias (Ática), Frankenstein e Histórias de Poe (Saraiva), O Escapista e Xampu - Lovely losers (Devir), Criminal - Covarde, Transmetropolitan - De volta às ruas, Homem-Aranha – Com grandes poderes..., Loveless - Terra sem lei - De volta pra casa e Os Perdedores - Hora do troco (Panini) e Humanos nascemos (WMF Martins Fontes)

Piores: Trindade # 7 e # 8 (Panini) e as histórias Amor bandido e Forças aliadas (crossover do Capitão 7 com o Fantastic Man), publicados no Almanaque Meteoro # 1 (Guedes Manifesto)

Vale a pena conferir este álbumMarcelo Naranjo

The Boys – O nome do jogo (Devir) e Loveless - Terra sem lei - De volta pra casa e Preacher - Salvação (Panini)

Pior: nenhum




Azzarello manda muito bem neste faroesteMarcus Ramone

Melhores: Loveless - Terra sem lei, Y - O último homem, Homem-Aranha # 100 e Almanaque Turma do Penadinho # 7 (Panini) e Tex Ouro # 47, J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 65 e Zagor # 103 (Mythos)

Pior: Batman - Cacofonia (Panini)


Não se deixe levar pelo traço meio infantil, esta é uma baita HQEduardo Nasi

Melhores: Golgo 13 # 1 e # 2 (JBC), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 64 (Mythos), Kiki de Montparnasse (Galera Record), Snoopy - Pausa para a Soneca (L&PM), Banzo e Benito (Zarabatana), Wednesday Comics # 1 a # 12 (DC Comics), Homem-Aranha - Com grandes poderes... e Loveless - Terra sem lei - De volta pra casa (Panini), Triste fim de Policarpo Quaresma (Agir) e Scott Pilgrim contra o mundo (Quadrinhos na Cia.)

Pior: Liga da Justiça # 89 (Panini)

Até agora, este é um dos melhores títulos lançados no anoGuilherme Kroll Domingues

Melhores: Fracasso de Público - Volume 1 e Invasão dos Mortos e Homem-Aranha - Com grandes poderes... (Panini)

Pior: A máquina do tempo (On Line)




Outro bom número da revista, que a Panini cancelou...Ricardo Malta Barbeira

Melhores: Calvin & Haroldo - Felino Selvagem Psicopata Homicida - Volume 2 (Best News) e Marvel Max # 74 e # 75 (Panini)

Pior: Nenhum




Bem divertido este livro do MZKDelfin

Melhores: Banzo e Benito (Zarabatana), Blackest Night # 8 (DC), Seleção Tex e os Aventureiros # 1 a # 4 (Mythos), Nathan Never # 1 (Globo), Legs Weaver # 3e Agenzia Alfa # 2 (Sergio Bonelli), Fractal (Devir) e Almanaque da Mônica 1976 (Abril)

Piores: Liga Jundiaiense de Super-Heróis # 1 (Jund Comics / Quarto Mundo) e Estação Luz (Devir)

Curte HQs alternativas? Então, procure este álbumLielson Zeni

Melhores: Loveless - Terra sem lei - De volta pra casa, Frequência Global e Os Perdedores - Hora do troco (Panini), Ragu 7 (independente), Sábado dos meus amores (Conrad), Yeshuah - Assim em cima assim embaixo (Devir), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 64 e # 65 e Corto Maltese - Tango (Casterman)

Pior: nenhum

Os Passarinhos, de Estevão Ribeiro, são garantia de boas risadasAndré Sollitto

Vingadores - A queda – Edição encadernada, Homem-Aranha - Com grandes poderes..., Marvel Especial # 7 - Namor, o Príncipe Submarino, Marvel Especial # 14 - Dinastia M - Guerra Civil, Os Supremos – Edição definitiva, Grandes Clássicos DC # 10 - Lendas, Grandes Clássicos DC # 2 - Mulher-Maravilha - Deuses e mortais, Wolverine Anual # 3, Loveless - Terra sem lei - De volta pra casa, Superman # 83 e # 84 e Marvels II # 1 (Panini), Hector e Afonso - Os Passarinhos (Balão Editorial), Preacher - Volume 8 - All Hell's A-Coming, Preacher - Volume 9 - Alamo e 100 Bullets - First Shot, Last Call (Vertigo), The League of Extraordinary Gentlemen - Volume II (ABC) e Rocketeer (Abril)

Pior: nenhum

Danilo Beyruth mostra a que veio neste álbum de estreiaDiego Figueira

Melhores: Questão - Zen e a arte da violência e Homem-Aranha - Com grandes poderes... (Panini), Necronauta - Volume 1 (HQM) e J. Kendall - Aventuras de uma criminóloga # 56 (Mythos)

Piores: Os Novos Vingadores # 73, Wolverine # 63, X-Men Extra # 98 e Novos Titãs # 68 (Panini)

25 abril 2010

Kiki por aí

Kiki de Montparnasse, de José-Louis Bocquet e Catel Muller (Galera Record), é uma biografia em HQ de uma das mulheres mais famosas do mundo das artes visuais.

Alice Prin, seu nome verdadeiro, foi retratada por diversos artistas ao longo de sua vida - principalmente por Man Ray, fotógrafo norte-americano com quem teve um longo relacionamento. E o álbum é cheio de referências a essas obras em que Kiki serviu de modelo e musa.

Abaixo, selecionei algumas dessas referências. É uma forma de tornar a leitura ainda mais interessante.

Pra começar, A Estrela do Mar, filme de Man Ray de 1928.

(Clique na imagem para ver o filme no site Ubu)


Ainda de Man Ray, duas fotografias de Kiki: Preto e Branco e a famosa Le violon d'Ingres, que inspirou a capa da HQ.




Fotografia de Julian Mandel, circa 1920:



Feminité - O nariz de Kiki, escultura de Alexander Calder, 1930.



Retrato de Kiki por Gwozdecki, 1920.



Retrato de Kiki atribuído a Chaïm Soutine.



Kiki de Montparnasse com vestido vermelho, pintura de Kisling.



Escultura de Pablo Gargallo.



Nu reclinado em toile de Jouy - Fujita Tsuguharu.

21 abril 2010

Assassinos da Alvorada

Os livros de A Saga de Darren Shan chamam a atenção dos leitores de quadrinhos nas livrarias pelas ilustrações das capas, que tem um traço bem conhecido: o do quadrinhista Gabriel Bá.

O desenhista assina as capas dos livros nacionais dessa história lançados no Brasil pela Rocco. Além das capas, Bá faz também algumas ilustrações recorrentes do miolo do livro, inteiro em prosa.

Baseado nisso, num projeto gráfico muito bom e num tema que parecia interessante, resolvi ler Assassinos da Alvorada, que caiu na minha mão. Publicado por aqui em 2008, trata-se do nono livro da saga de Darren Shan, escritor prodígio inglês, que criou uma narrativa de vampiros protagonizada por um personagem chamado... Darren Shan.

Apesar de ser a parte 9 da história, o livro é autocontido, com uma história fechada. Os elementos anteriores da história — a luta entre os vampiros e os vampixiitas — são explicados e resumidos nas primeiras páginas. A trama da edição tem uma conclusão, mas com um gancho para a continuação, já que a saga só acaba no 11º livro.

O livro é um terror juvenil divertido, e Bá pegou seu espírito na ilustração da capa. Quem procurar por esse tipo de história não vai se decepcionar.

15 abril 2010

Fala, Helcio!

O editor-chefe da Panini Comics, Helcio de Carvalho, concedeu, por e-mail, uma entrevista ao Universo HQ. Comandada pelo jornalista Eduardo Nasi, diz respeito a pontos da "revolução editorial" que, para nós, precisavam ser mais desenvolvidos.

Em alguns momentos, Helcio repetiu as mesmas informações já divulgadas no Omelete; em outros, abordou assuntos sobre os quais ainda não havia falado, como o conteúdo das revistas de 144 páginas e a continuidade (ou não) de algumas séries.

E você, o que achou das explicações de Helcio de Carvalho? Comente à vontade.

09 abril 2010

Afinal, qual Sandman comprar?

Nosso amigo Eduardo Nasi anda inspiradíssimo. Tanto que, pela primeira vez na história do Universo HQ, uma coluna - a Cada um no seu quadrinho - é atualizada dois dias seguidos.

Desta vez, o jornalista faz uma análise sobre as principais opções para colecionar os encadernados de Sandman, a obra máxima do roteirista britânico Neil Gaiman.

Para conferir, clique aqui.


Depois, como sempre, pode comentar à vontade!

08 abril 2010

Revolução editorial ou beco sem saída?


Ontem, a Panini Comics finalmente anunciou a sua propalada ”revolução editorial”, que se restringiu a enxugar e esticar alguns títulos e cancelar e anunciar outros.

Mas, na prática, como essas mudanças afetam o leitor? É o que o jornalista Eduardo Nasi analisa hoje na sua coluna Cada um no seu quadrinho.

Então, leia e divida conosco as suas opiniões, concordando ou discordando com o Nasi. Comenta à vontade!