30 novembro 2009

Melhores e piores de novembro

E não é que 2009 está quase se despedindo? Neste mês, temos a equipe toda do Universo HQ de volta na escolha dos melhores e piores. Alguns leram pouco, mas o Guilherme Kroll, que curtiu merecidas férias, e eu, que estive no 20º Festival de Banda Desenhada de Amadora, em Portugal, e passei três dias em Milão, na Itália, visitando a Sergio Bonelli Editore, tivemos em mãos muitas, muitas HQs bacanas.

Então, sem demora vamos aos campeões e aos rebaixados de novembro, na opinião da equipe do UHQ.

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.

Outra baita HQ pro rol de grandes obras de Will EisnerSidney Gusman

Melhores: Speed Racer – Mach Go Go Go (NewPop), Vertigo # 1 (Panini), Asteroid Fighters, de Rui Lacas (Asa), A formula da felicidade, escrita por Nuno Duarte e desenhada por Osvaldo Medina (Kingpin Books), Diabolik - Visto da lontano, de diversos autores (Astorina), O Último Voo, de Romain Hugault (Vitamina BD), O Terceiro Testamento # 4 – O dia do corvo, escrito por Xavier Dorison e com arte de Alex Alice (Witloof), Níquel Náusea – Um tigre, dois tigres, três tigres e Assunto de família (Devir), Alvar Mayor # 1 e # 2, roteirizado por Carlos Trillo e desenhado por Enrique Breccia (Norma) e Fracasso de público (Gal)

Piores: Invasão Secreta # 8 e Gantz # 24 (Panini)

Quando será que Criminal sairá por aqui?Sérgio Codespoti

Melhores: Criminal - The Sinners # 1, de Ed Brubaker e Sean Phillips (Marvel/Icon), Dossier Tintin - Île Noire, de Etienne Pollet e Hergé (Casterman) e Astérix Au Musée de Cluny, de vários autores (RMN)

Pior: Hulk # 12, de Jeph Loeb e Ed McGuinness (Marvel)


Eis uma série muito, muito divertidaMarcelo Naranjo

Melhores: Fell – A cidade brutal – Volume 1 (Landscape), Courtney Crumrin e o Pacto dos Místicos (Devir) e Estrada para a Perdição (Via Lettera)

Pior: Marvel Especial # 3 - Abdução (Panini)



Bela homenagem pro primeiro personagem de Mauricio de SousaMarcus Ramone

Melhores: História e Glória da Dinastia Pato – Volume 2 (Abril), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 59 e Tex Gigante # 23 (Mythos), Coleção Cabeça Oca – Volume 10 (CMQ) e
Vertigo # 1, MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 artistas, Bidu 50 Anos, Universo DC Ilustrado por Neal Adams, Turma da Mônica Jovem Especial # 1 e Abara # 1 (Panini)

Piores: Tina # 5 e # 6 (Panini)

Enfim, uma das melhores HQs de super-heróis de todos os tempos chega ao finalEduardo Nasi

Melhores: Planetary # 27 (Wildstorm), Vertigo # 1 (Panini) e 5 (independente)

Piores: Trindade # 2 e Quadrinhistas - Canto 1 (webcomic)

Outro bom trabalho da NewPopGuilherme Kroll Domingues

Melhores: Wagner e Beethoven (webcomic), Ato 5 (independente), The Umbrella Academy - Suíte do apocalipse (Devir), Blueberry # 1, # 2 e # 3 e Eu sou Legião (Panini), Ken Parker # 1 (Tendência), El Alamein e outras batalhas (NewPop), 30 dias de noite (Devir), Breganejo Blues (Pitomba), Mortos-Vivos - Volume 3 (HQM), Asterix na Hispânia (Record), Có! (independente) e A origem das espécies, de Fernando Gonsales (Folha de S. Paulo)

Pior: nenhum

Estreia caprichada da Vertigo na PaniniRicardo Malta Barbeira

Melhores: Vertigo # 1 (Panini) , Heavy Metal # 2 (HM – Brasil) e Penthouse Comix # 1 (Omini).

Pior: Quadrinhistas – Canto 1 (webcomic)





Um clássico da HQ argentina, ainda esperando editora no BrasilDelfin

Melhores: El Eternauta – Edición especial 50 aniversario (Norma), Corto Maltese - La jeunesse (Casterman), os quadrinhos de Fido Nesti em Loucas de Amor - Mulheres que amam serial killers e criminosos sexuais (Ideias a granel), As Tartarugas Ninjas e Sabre (Nova Sampa)

Piores: A hora do Crepúsculo (Nova Sampa) e Historieta # 7 (GEO/Porto Alegre)

Liniers está sensacional neste álbumDiego Figueira

Melhores: Macanudo # 2 (Zarabatana), Có! (independente), The Umbrella Academy - Suíte do apocalipse (Devir) e A origem das espécies, de Fernando Gonsales (Folha de S. Paulo)

Pior: Pixu (Devir)

O primeiro tomo da série é uma HQ bem divertidaZé Oliboni

Melhores: Macanudo # 2 (Zarabatana) e The Umbrella Academy - Suíte do apocalipse (Devir)

Pior: Pixu (Devir)




André Diniz e José Aguiar mandam muito bem nesta HQ independenteLielson Zeni

Melhores: J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 23 (Mythos), Bem-vindo de volta, Frank (Panini), Mortos-Vivos # 4 (HQM), Ato 5 (independente), Shenzhen e Pyongyang (Zarabatana), Punny Parker # 69 (webcomic) e Wagner & Beethoven - Alberto Breccia (webcomic)

Pior: Quadrinhistas - Canto 1 (webcomic)

Kevin Smith faz uma boa HQ do MorcegãoAndré Sollitto

Melhor: Batman – Cacofonia (Panini)

Pior: nenhum







Outra HQ nacional publicada pela Devir. Legal!Ronaldo Barata

Melhor: The Umbrella Academy - Suíte do Apocalipse, Courtney Crumrin e o Pacto dos Místicos e Fractal (Devir)

Pior: nenhum

29 novembro 2009

Mais espaço para HQs nos jornais

Pelo segundo domingo consecutivo, o jornal Folha de S.Paulo dedicou a capa de um de seus cadernos às histórias em quadrinhos.

Capa do livroNa semana passada, foi a HQ de Fernando Gonsales baseada no livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, no caderno Mais!. Na edição de ontem, a Ilustrada destaca o uso de páginas em quadrinhos no livro Loucas de Amor - Mulheres que Amam Serial Killers e Criminosos Sexuais, do jornalista Gilmar Rodrigues.

Apesar das páginas em quadrinhos serem apenas uma espécie de adendo entre um capítulo e outro do livro, com narrativas paralelas ao relato documental, esse foi o aspecto que chamou a atenção da editoria da Folha. Os desenhos, sobre roteiro do próprio autor do livro, são de Fido Nesti, ilustrador e colaborador da revita New Yorker.

O jornal informa que a parceria deve se repetir para produzir uma versão do livro toda em quadrinhos, prevista para ser publicada em 2010 com apoio de um edital da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O título da matéria no interior do caderno reproduz uma declaração de Rodrigues: "Quadrinhos permitem voos literários"

Em um texto de apoio, a reportagem da Folha afirma: "Formato que no passado era associado à fantasia e aos super-heróis, só recentemente os quadrinhos têm sido utilizados no Brasil como recurso para contar histórias da vida real". Em seguida, aponta os nomes do norte-americano Art Spielgelman e do maltês Joe Sacco como "principais nomes do formato".

Foto do Blog de Fido Nesti
O aumento do interesse da Folha e de outros veículos pelos quadrinhos se justifica pelo momento que o mercado brasileiro está atravessando. O crescimento das vendas em livrarias faz com que as editoras busquem dialogar com um público diferente do perfil habitual do leitor de HQs. A mídia, nesse caso, assume o papel de mediadora desse diálogo por meio de matérias como a da Ilustrada.

É curioso observar a imagem que se faz dos quadrinhos nessas matérias, especialmente quando retomam a discussão do valor das HQs como arte e como literatura. Elas têm muito a dizer sobre o que se pensa sobre o passado dos quadrinhos e aquilo que se pretendo como um futuro para eles.

27 novembro 2009

Comente as resenhas e notícias de hoje no UHQ

Este post foi criado para que os leitores do Universo HQ possam comentar as notícias e resenhas com os editores e colaboradores do site.

Dentre as notícias de hoje, podemos citar: a proibição da graphic novel Metro no Egito; a exposição de ilustrações de Michael Jackson na estação de metrô Paraíso, em São Paulo; os 15 anos do personagem Roko-Loko, de Marcio Baraldi; e novas imagens de Siege, o mais recente evento da Marvel.

Já nas resenhas, os destaques são Batman - Cacofonia, de Kevin Smith, Retalhos, de Craig Thompson, e Tina # 6, que gerou certa polêmica na internet. Leia a resenha de Eduardo Nasi e entenda o porquê.

Comente à vontade.

13 novembro 2009

11 novembro 2009

Que HQs você vai comprar em novembro?

Com o tal apagão de ontem, nossa atualização ficou bem prejudicada.

Mesmo assim, o checklist entrou no ar com mais de 110 títulos de quadrinhos. Muita coisa, não é?

Então, a exemplo do que fizemos no mês passado, perguntamos: dessa listona o que você vai comprar?

Comente à vontade!

10 novembro 2009

No banco com Mafalda



Mafalda, a criação mais conhecida do quadrinhista argentino Quino, ganhou recentemente uma belíssima homenagem: uma estátua que fica em cima de um banco, nas esquinas das ruas Chile e Defensa, bem no centro de Buenos Aires.

É possível sentar no banquinho e tirar fotos ao lado da inteligente, irrequieta e linda menina, que completou há pouco 45 anos desde que sua primeira tira publicada .

Se a capital portenha já tinha um sem-número de atrativos que faziam valer a pena uma visita, agora é simplesmente irresistível para os apreciadores da nona arte.