30 junho 2009

Melhores e piores de junho

E metade de 2009 já se foi! E com o final de junho, é hora de a equipe do Universo HQ eleger o que melhor e pior leu no mês. E, desta vez, com o time completo.

Confira a seguir, pois teve até uma quase unanimidade: Retalhos, de Craig Thompson, que me fez até repetir uma imagem duas vezes no mesmo post pela primeira vez!

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.

Mais uma baita HQ nacional lançada em 2009Sidney Gusman

Melhores: Retalhos, Nova York – A vida na grande cidade e Jubiabá (Quadrinhos na Cia.) e Copacabana (Desiderata)

Piores: Prelúdio para a crise final # 10 (Panini)



Neste álbum, Craig Thompson fez uma das HQs mais tocantes de todos os temposMarcelo Naranjo

Melhores: Retalhos (Quadrinhos na Cia.)

Pior: nenhum






Outra baita HQ europeia que, do nosso time, só o Codespoti consegue ler Sérgio Codespoti

Melhores: Canoë Bay, de Patrick Prugne e Tiburce Oger (Galerie Daniel Maghen), Batman e Robin # 1, de Grant Morrison e Frank Quitely (DC Comics), Les Femmes de Corto Maltese, de Hugo Pratt e Michel Pierre (Casterman) e Captain America - Winter Soldier - Vol. 1, de Ed Brubaker, Michael Lark, Steve Epting e John Paul Leon (Marvel)

Pior: Ultimate Wolverine vs. Hulk # 6 (Marvel)

Este livrão, literalmente, é ideal para quem não conhece o belo trabalho de Cedraz tirar o tempo perdidoMarcus Ramone

Melhores: Vale-Tudo (Opera Graphica), 1000 tiras em quadrinhos da Turma do Xaxado (Editora Cedraz), Valsa com Bashir (L&PM) e Zagor # 95 e # 96 e Mágico Vento # 81, todos da Mythos

Pior: Luluzinha Teen e sua turma # 1 (Pixel)

Guazzelli manda bem demais neste álbumEduardo Nasi

Melhores: Blankets (Top Shelf), Três dedos - Um escândalo animado (Gal), Copacabana (Desiderata), J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga # 55, Abe Sapien - Os afogados (Mythos), Picabu # 4 (Bestiário) e O pagador de promessas (Agir)

Piores: Sápios & Mutunas # 1 (Trinity Edições / Quarto Mundo) e Contagem regressiva # 11 (Panini)

Uma bela homenagem ao talento de SetoGuilherme Kroll Domingues

Flores manchadas de sangue e A Casta dos Metabarões - Tomo 1 (ambos da Devir), Sábado dos meus amores (Conrad), Três dedos - Um escândalo animado (Gal), Copacabana (Desiderata), Retalhos (Quadrinhos na Cia.) e Naruto # 21, Sgt. Rock e Wolverine - Inimigo do Estado e a HQ É conversando que se avança (publicada em Novos Vingadores # 60), todos da Panini

Pior: nenhum

Neste álbum, Craig Thompson fez uma das HQs mais tocantes de todos os temposZé Oliboni

Melhores: Retalhos (Quadrinhos na Cia.)

Pior: Batman Extra # 7 (Panini)






Dahmer zoa com tudo e todos neste livroRicardo Malta Barbeira

Melhores: O Livro Negro de André Dahmer e Mais Preto no Branco (ambos da Desiderata), Bórgia – Sangue para o Papa e Bórgia - O poder e o incesto (ambos da Conrad), Fábulas – 1001 Noites # 1, # 2 e # 3 (Pixel), Coringa e Batman Extra # 13 (Panini)

Pior: Justiceiro e Capitão América – Sangue e Glória (Abril)

Baita lançamento na estreia da Quadrinhos na Cia.Delfin

Melhores: O chinês americano (Quadrinhos na Cia.), O Edifício (Abril) e Miracleman - The red king syndrome (Eclipse)

Pior: nenhum




Quer garantia de ler uma boa HQ todo mês? Esta é a revistaDiego Figueira

Melhores: Retalhos (Quadrinhos na Cia.) e J. Kendall - As aventuras de uma criminóloga # 54

Pior: Batman # 79 (Panini)




Marvel MAX continua uma leitura bacana pra quem não tem saco para a cronologia dos super-heróisLielson Zeni

Melhores: O chinês americano (Quadrinhos na Cia.), Sandman - Fábulas & Reflexões (Conrad), Spirit - Volume 2 (L&PM), J. Kendall - As aventuras de uma criminóloga # 54 (Mythos) e Marvel Max # 70 (Panini)

Pior: Batman # 79 (Panini)


Uma HQ diferente de tudo que temos no mercadoAndré Sollitto

Melhores: Estórias Gerais (Conrad), Merv Pumpkinhead – Agente dos sonhos (Opera Graphica), 10 Pãezinhos – Mesa Para Dois (Devir), Três Dedos – Um escândalo animado (Gal), Flash – Ponto de Fuga (Mythos) e DC Especial # 1 - Arqueiro Verde – A busca, DC Especial # 2 - Gavião Negro – De volta aos céus, DC Especial # 9 - Gavião Negro – Amigos e inimigos, Superman – Identidade secreta e Hulk – Cinza, todos da Panini

Piores: DC Especial – Arena – Contagem regressiva (Panini), Spawn – Godslayer (Pixel), Batman - Os dias que abalaram o mundo (Mythos) e Lendas do Cavaleiro das Trevas # 3 (Opera Graphica)

Uma HQ bacana do menino prodígio do crime Ronaldo Barata

Melhor: Artemis Fowl (Record)

Pior: nenhum

29 junho 2009

E por falar em Michael Jackson...

Mauricio de Sousa acaba de divulgar no Twitter o link para baixar uma versão de Thriller cantada pelo Chico Bento.

Palmas para Horriver.
Michael Jackson: os quadrinhos na vida do rei do pop

Dos gibis que colecionava à tentativa de comprar a Marvel Comics, passando pelas participações em HQs e desenhos animados, Michael Jackson sempre esteve ligado aos quadrinhos.

Clique aqui para ler a matéria que o Universo HQ publicou em homenagem ao rei do pop, falecido no dia 25 de junho de 2009.

26 junho 2009

Agora é em São Paulo

Neste sábado tem lançamento da revista independente Picabu em São Paulo. Todas as informações necessárias estão no convite abaixo. Clique para ampliar:

23 junho 2009

Preview da Graffiti

Sai na semana que vem a nova edição da Graffiti 76% Quadrinhos - uma das mais bacanas publicações independentes do Brasil.

Sobre o lançamento em si, a gente fala mais tarde. Antes de qualquer coisa, vamos aquecer o assunto com um previewzinho amigo, enviado em primeira mão pelos editores.

São seis páginas das mais de cem que a revista vai ter. É só uma amostrinha, nem cobre todos os autores, mas dá para passar uma ideia do nível do que vem pela frente.

O time dos colaboradores costumeiros já é assombroso: Fabiano Barroso, Guazzelli, Luciano Irrthum, Evandro Alves, Guga Schultze, Melado, Sylvio Ayala...

Mas, além deles, a 19ª edição vai publicar dois autores da Sérvia: Maja Veselinovic e Aleksandar Zograf. Tem páginas dos dois abaixo.

A revista tem mais uns quitutes - aos poucos a gente vai revelando mais.

Por enquanto, fique com as artes - e clique para ampliar.

Maja Veselinovic

João Pinheiro


Luciano Irrthum

Guga Schultze

Guazzelli

Aleksandar Zograf

17 junho 2009

Ah, se morrer fosse simples como nos comics...

Hoje é dia de coluna atualizada no Universo HQ. Nesta semana, o Beco das HQs está de volta e aproveitei para reescrever um artigo que havia feito para a Wizard em 2004, sobre a morte nos quadrinhos de super-heróis.

Fala sério: quem ainda acredita nessas patacoadas? É difícil saber se, pra fugir de suas crises criativas, DC e Marvel apostam mais em sagas rocambolescas ou em "matar" seus super-heróis.

Próóóóximo!A minha paciência para essas mortes seguidas de ressurreições já se esgotou. E a sua? Leia a coluna clicando aqui e, como sempre, comente à vontade.

Atualização: esqueci de comentar que quando meu amigo J.J. Marreiro fez o desenho acima, Besouro Azul, Caçador de Marte e Thor nem eram sondados para "morrer", o que acabou acontecendo. E olha que o Marreiro nem tem dons mediúnicos, hein? Mas conhece bastante do mercado de super-heróis.

14 junho 2009

Quadrinhos de domingo: Sean Bieri

Uma fonte inesgotável de boas HQs digitais é o site do Scott McCloud, autor de Desvendando os quadrinhos e outros. Não é por acaso: McCloud foi um dos primeiros caras a parar pra pensar em como a transposição de suporte afetaria as HQs e seus criadores. Além disso, o cara fez uma turnê pelos Estados Unidos e vive viajando, o que o ajuda a encontrar criadores.

Esta semana, McCloud mencionou o trabalho de Sean Bieri, um cartunista muito acima da média. É dele a série Jesus, the savior man, um mashup entre o filho do deus cristão e o marinheiro de E.C. Segar. Saca só:



Como McCloud bem aponta, o trabalho de Bieri carece de um lugar em que se possa ver tudo o que ele fez. Ele tem um blog atualizado muito de vez em quando, e alguns sites (como este) compilam seu trabalho. Mas uma fuçada em um site de buscas revela outros trabalhos.

11 junho 2009

Lançamento da Picabu # 4 em Porto Alegre


Já falamos do lançamento portenho da revista Picabu # 4 no festival Viñetas Sueltas, mas agora chegou a vez do primeiro evento brasileiro da revista.

Pois a ex-Peek-A-Boo ganha sessão de lançamento neste sábado, a partir das 18h, no glorioso Museu do Trabalho de Porto Alegre, que fica na Rua dos Andradas, 230 - quase na Usina do Gasômetro.

A arte acima é do quadrinhista Rafael Sica, um dos integrantes do coletivo Bestiário, que produziu a revista.

UPDATE: Virou festa. Fui informado de que o lançamento contará com a presença do DJ Vico. Além disso, quem for verá a performance Tentacle Ensemble Collective encontra Mathias Rosner, uma ação inspirada na HQ de Fabiano Gummo que está na revista. Tudo isso de graça, e a revista ainda vai custar R$ 10 lá.

08 junho 2009

Fahrenheit 451 dos gibis


Para quem ainda não leu a obra-prima do Ray Bradbury e nem viu o clássico do François Truffaut, essa temperatura é aquela em que o papel entra em combustão. Tanto no filme quanto no livro, livros são queimados, destruídos, e apenas ouvimos falar deles diante de uma rediviva tradição oral de contar histórias. À parte da brilhante história, de tempos em tempos, a gente ouve falar de queima de livros por aí. Muitas vezes é por motivos ideológicos (e essa é a crítica principal de Fahrenheit 451), mas nem sempre.

Pelo twitter de Salvador Camino, soube que a Ediouro, que agora diz investir um milhão de reais no projeto Luluzinha Teen e sua Turma, lançado na última sexta-feira, estaria incinerando todo o seu estoque de quadrinhos Pixel ligados às linhas Vertigo/WildStorm/ABC, da DC Comics. A editora carioca, por contrato, não poderia mais comercializar esse estoque.

Essa informação foi apurada junto a um funcionário da Ediouro envolvido no processo e não foi confirmada pela editora. Ainda segundo a fonte, esse estoque não pode ser vendido a interessados, que existiam. Sendo assim, o material foi condenado ao pior destino de qualquer conteúdo editorial: nunca ter a chance de chegar aos leitores e ser devidamente obliterado da existência.

Um triste fim para um trabalho digno, que foi capitaneado seriamente por André Forastieri, Odair Braz Jr. e Cassius Medauar por aproximadamente dois anos.

Não temos informações sobre o destino dos materiais relacionados a outros contratos, como os álbuns de Hugo Pratt e Milo Manara e os quadrinhos Dark Horse e Image, também publicados pela Pixel.

Update: Como foi dito, ainda não há a confirmação da informação. Mesmo porque, acreditamos, seria muito mais lógico reciclar o material, se ele teve mesmo que ser destruído. Assim que a informação for confirmada, o post será atualizado. Fique ligado.

07 junho 2009

Quadrinhos de domingo


De uma hora pra outra, um monte de gente começou a me falar sobre a Samanta Flôor e seus adoráveis quadrinhos. Uns queriam saber mais sobre ela, outros queriam ver se tinha como achar editora para seus trabalhos.

Aí vi que ela foi ao festival Viñetas Sueltas, em Buenos Aires, que acabou no domingo passado, e que contou sua experiência portenha em algumas páginas. Decidi aproveitar o gancho para apresentar Samanta aos leitores.

Além do blog linkado acima, vale a pena fuçar em seu site, o Cornflake.

04 junho 2009

Problemas técnicos no Universo HQ

Prezado leitor, estamos com alguns problemas técnicos no site hoje - 04/06.

Ele poderá estar volta e meia fora do ar.

Vamos ver se o provedor resolve.

Legal, né? >:-/

03 junho 2009

Ponto de Fuga: Wolverine e a cronologia




Quarta-feira é dia de coluna no UHQ e esta semana é a vez do Pop Balões invadir o espaço com o Ponto de Fuga.

No texto de hoje, eu e o Diego falamos um pouco do recorrente tema da cronologia nos quadrinhos de super-heróis. Essa questão que volta e meia vem à baila quando um personagem sofre grandes alterações e sempre é tema de discussões. AFinal, a cronologia é realmente boa para os quadrinhos?

Para ajudar a pensar sobre o tema pegamos o caso específico do Wolverine, que não só tem um histórico complicado, mas virou um fenômeno diferenciado da maior parte dos personagens.

Então, leia a coluna aqui e depois comente.

02 junho 2009

Um Contrato com Deus é a bola da vez?


Nesta terça-feira, 2 de junho, o programa SP TV, da Rede Globo, apresentou uma matéria sobre o livro Um Contrato com Deus, de Will Eisner, publicado pela Devir.

De acordo com a matéria, o livro contém ilustrações de pedofilia, brigas familiares, violência, etc.

O foco foi informar que o álbum não é adequado para crianças, mesmo estando presente em diversas bibliotecas escolares, sendo necessário orientação para os leitores da obra conforme sua faixa etária.

A reportagem fez questão de deixar claro que Eisner é um dos nomes mais importantes dos quadrinhos, que o ponto em questão é que álbum não é para crianças e não deveria ter sido adotado pelo programa do governo para a faixa etária em questão - ou seja, uma mudança na abordagem em relação aos problemas ocorridos com 10 na área, um na banheira e ninguém no gol.

Enfim: a polêmica continua, mas, ao menos, o foco parece ser outro - méritos, quem sabe, da imprensa especializada em quadrinhos e de todos que conhecem o gênero e o defenderam frente aos acontecimentos recentes.

Confira aqui a resenha de Um Contrato com Deus.


UPDATE

Veja aqui o vídeo da reportagem mencionada acima.