04 fevereiro 2009

Afinal, quando a Marvel estreou no Brasil?

Meu amigo e colaborador (infelizmente ausente, devido ao excesso de trabalho na universidade em que leciona) do Universo HQ Gilberto M. M. Santos me escreveu um e-mail ontem levantando uma lebre bem interessante.

Gibi Mensal # 142, a efetiva estreia da Marvel no BrasilEm fevereiro de 2008, ele fez uma resenha do Gibi Mensal # 142, publicado pela Editora O Globo.

No meio de sua análise, Gilberto escreveu: Namor (Príncipe Submarino) foi o primeiro super-herói da Marvel, criado por Bill Everett, em 1939 para a revista Marvel Comics, para a ainda Timely Publications. Ou seja, em 2010 se completará 70 anos de super-heróis Marvel no Brasil e o Gibi Mensal # 142, de abril de 1940, foi o marco inicial desta jornada.

Na época, teve leitor e até profissionais do mercado questionando a informação, pois "a Timely não era a Marvel".

Pois bem, eis que neste 2009 a "Casa das Ideias" resolve comemorar 70 anos de atividades, com diversos lançamentos. Mas adivinhe como! Contando, claro, a fase da Timely.

Marvel - 40 Anos no BrasilAqui no Brasil, a Panini entrou na onda, estampando nas capas de suas revistas o selo 70 anos Marvel Comics. E aí é que surge o problema levantado pelo Gilberto: se a editora está admitindo as sete décadas de vida da "Casa das Ideias", então sua edição especial Marvel - 40 Anos no Brasil, lançada em 2007, traria um erro histórico e matemático.

Afinal, já que a Panini assume que a Marvel faz 70 anos de quadrinhos contando com a fase da Timely, a estreia da "Casa das Ideias" no Brasil foi, sim, em abril de 1940, com a história de Namor, no Gibi Mensal # 142. E isso tornaria os "40 anos no Brasil" do título da edição especial acima mencionada um equívoco.

4 comentários:

Amalio Damas disse...

Na hora de vender ninguém pensou nisso. O pior é que agora eles podem lançar uma "edição definitiva" com a correção da passagem de tempo, em capa dura, com formato grande e custando R$ 100,00. Olha eu dando idéia...

Anônimo disse...

Nada a ver... erro por erro, quando a Marvel "de verdade" fez 25 anos, todas as revistas da Editora ostentavam isso na capa com o seu logotipo comemorativo (acho que até algumas edições da Abril o trouxeram também)...

São 70 anos de lançamento do título "Marvel Comics" e de alguns de seus personagens, não da Editora.

Se fosse contar assim, então a DC está fazendo 75 anos, pois a National Allied Publications (pré-National Periodical Publications, pré-DC)surgiu em 1934 e lançou New Fun: The Big Comic Magazine #1 em fevereiro de 1935. Mas 1938 é considerado o verdadeiro marco da DC, com o lançamento do Superman em Action Comics #1, assim como Fantastic Four #1 é o marco da Marvel.

Anônimo disse...

Sidney,

"Casa das Idéias" é de Fantastic Four 1 (1961) em diante. Em 1986, a Marvel, ou "Universo Marvel" ou "Casa das Idéias" completou 25 anos de existência.
Em 1991 (com dois anos de atraso), lançaram o livro "Marvel - Five Fabulous Decades of the World's Greatest Comics" de Les Daniels, em comemoração à EDITORA Marvel Comics (considerando seu início como "Timely" e depois, como "Atlas").
Não há confusão. O exemplar da Panini (bem fraquinho, por sinal) comemora os 40 anos de (Universo) Marvel no Brasil a partir da revitalização proposta por Stan Lee nos anos 60.

Agora, esses 70 anos de comemoração da Marvel são no geral, como a própria DC, que se chamava oficialmente "National" em décadas passadas.
Carlos

Anônimo disse...

Note:No.,X19&etc.