30 outubro 2008

Melhores e piores de outubro

Ah, o Marcelo Tas que me desculpe, mas, como sou muito fã do CQC, terei que "plagiá-lo"! Então, vamos dar as mãos e orar para Santo Angelo Agostini porque é hora dooooos...

Melhores e piores do mês do Blog do Universo HQ! :-)

Veja abaixo o que mais e menos agradou o time do Universo HQ em outubro. Lembrando que as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês que se encerra.

Não há mais limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e uma, duas ou três pros piores.

Radicci é sempre garantia de boas risadasSidney Gusman

Melhores: Grandes Astros – Superman # 11 (Panini), A grande farsa e Iguana, de Carlos Trillo e Domingo Mandrafina (Mancha Negra, selo da Vitamina BD), O Terceiro Testamento # 2 (Multi Editores), Radicci - Tem outro por dentro (L&PM) e Pixel Magazine # 18 (Pixel)

Piores: O ataque das Amazonas # 2, Aniquilação II - A Conquista # 1 e Contagem Regressiva # 3 (todos da Panini)

O Senhor dos Sonhos começa sua série novamente no Brasil - e em grande estiloMarcelo Naranjo

Melhores: Grandes Astros – Superman # 11 (Panini), Astro City - Samaritano Especial e outras histórias (Pixel), Sandman - Prelúdios e Noturnos – Volume 1 (Pixel) e Hellboy - A Feiticeira Troll & outras histórias (Mythos)

Pior: nenhum

Tomara que esse material chegue ao BrasilSérgio Codespoti

Melhores: Criminal - Volume 3 - The Dead and The Dying, de Ed Brubaker e Sean Phillips (Marvel/Icon), All-Star Superman # 1, de Grant Morrison e Frank Quitely (DC Comics), The Punisher # 10, de Garth Ennis e Goran Parlov (Marvel/Max) e
Long John Silver - Volume 1 - Lady Vivian Hastings e 2 - Neptune, de Xavier Dorison e Mathieu Lauffray (Dargaud)

Pior: Thunderbolts # 123, de Christos Gage e Fernando Blanco (Marvel)

Eis uma divertida paródia com os personagens de Mauricio de SousaMarcus Ramone

Melhores: Foi Mal – Charges sobre o governo Lula antes, durante e depois do mensalão (Zit Editora); Manual de Gerência Dogbert (Ediouro), Turma da Mônica em O Mágico de Oz (Panini), CorruPTos? Mas quem não é? (Editora do Autor) e Legião dos Super-Heróis - A Saga das Trevas Eternas (Panini)

Pior: Superman # 70 (Panini)

Morrison acerta a mão nesta edição, que foi quase unanimidade neste mêsEduardo Nasi

Melhores: Grandes Astros - Superman # 11 (Panini), Mesmo Delivery (Desiderata) e Simpsons Comics # 150 - Treehouse of Horror (Titan Magazines)

Pior: Contagem Regressiva # 3 (Panini)



Liniers é bom demaisZé Oliboni

Melhor: Macanudo # 1 (Zarabatana)

Pior: nenhum



Mangá bem bacana este GantzGuilherme Kroll Domingues

Melhores: Gantz # 15 (Panini), Mesmo Delivery (Desiderata), Lobo Solitário # 28 (Panini), Sandman - Prelúdios e Noturnos – Volume 1 (Pixel) e Diário de um Banana (V&R)

Pior: Hellsing # 3 (JBC)

A melhor revista seriada do mercado segue firme e forteRicardo Malta Barbeira

Melhores: Macanudo # 1 (Zarabatana), Striptiras # 1 – Gato & Gata (L&PM Editores) e Pixel Magazine # 18 (Pixel)

Pior: nenhum




Fábio Lyra manda bem na sua estréia num álbum individualDelfin

Melhores: Menina Infinito (Desiderata), Filósofos em Ação (Gal Editora), Macanudo # 1 (Zarabatana), Superman # 870 (DC Comics) e Superman em Cores # 1 – Primeira Série (Ebal)

Piores: Ninguém é perfeito (Desiderata) e A caixa de areia (Devir)

Que bom que esta ótima série européia chegou ao BrasilDiego Figueira

Melhores: Grandes Astros - Superman # 11 (Panini) , Predadores # 1 e # 2 (Devir) e Dimensão DC - Lanterna Verde # 2 (Panini)

Pior: Homem-Aranha # 82 (Panini)

29 outubro 2008

Um novo Beco das HQs está online

Como prometido, uma nova coluna está online no Universo HQ. Esta semana é a vez do Beco das HQs, assinada por mim.

O tema é a migração cada vez maior dos quadrinhos de super-heróis para as livrarias. Isso é legal, sem dúvida, mas traz conseqüências para as vendas nas bancas. E é sobre isso que comento.

Clique aqui para ler o novo Beco das HQs e comente à vontade.

27 outubro 2008

Mais um dia e outra foto ruim

Infelizmente perdi esse dia do Liniers relatado aqui, mas, na quinta-feira (23/10), o Nasi me alertou que o cartunista estaria novamente na HQMix Livraria . Então, corri para lá. Como não levei a câmera, só tenho para mostrar a foto dos autógrafos que ele deu para o Diego e para mim, tirada depois, em casa.

O Nasi tinha avisado que o Liniers terminou a quarta-feira exausto e, pelo que vi na quinta, continuava assim, mas sem perder a paciência e o bom humor. Em um dia de muito calor, ele estava tomando alguns Red Bulls, desenhando mais uma página de uma HQ coletiva (parte do evento de aniversário da HQMix) e atendendo a todos os fãs que aparecessem.

Logo que cheguei, o Claudio, publisher da Zarabatana Books, me recebeu, conversou comigo sobre o álbum e a receptividade da editora nas livrarias e assim que pude finalizar a compra dos exemplares do Macanudo # 1 e me apresentou para o Liniers.

Infelizmente, meu espanhol é nulo, ou menos que isso, então pude conversar pouco, mas ele me falou sobre a sorte de poder fazer algo diferente, até estranho, e ser publicado diariamente em um grande jornal.

Aliás, nossa conversa em portunhol teve um momento engraçado, quando ele estava fazendo os desenhos dos autógrafos. No meu livro, pedi o desenho do coelho; no do Diego, um pingüim; e no do Malta, eu disse “esse fica a seu critério”. Ele olhou para mim meio encabulado e disse: “Mas eu não tenho nenhuma personagem secretária”.

Depois de uma certa dificuldade com o portunhol, nos entendemos e o Malta recebeu um Macanudo com o desenho de um belo duende, opção do Liniers. Então, feliz com meus álbuns autografados fui conversar o meu amigo Ronaldo Barata, o webmaster do Universo HQ, diretor de uma unidade da Quanta Academia de Artes, que também estava desenhando uma página dessa HQ coletiva montada em um mural na frente na HQMix Livraria.

P.S.: Já li Macanudo # 1 e é excelente, sexta-feira tem resenha, estou escrevendo hoje mesmo.

26 outubro 2008

Liniers - Um dia em sete fotos ruins - parte 3

(Antes de prosseguir neste post, leia as partes 1 e 2, ok?)

FOTO 5

5

Ao lado de Liniers está o outro anfitrião da quarta-feira: Sílvio Alexandre, editor, agitador, curador do evento HQ O Quê? e do Prêmio Fnac Novos Talentos, da Fnac, que acolheu o bate-papo com Liniers que tivemos à noite. Tivemos, digo, porque fomos eu e outro porto-alegrense, o Guazzelli, a entrevistar o argentino.

Pois, junto com o ótimo Wander Antunes, o Sílvio editou uma revistinha de literatura e quadrinhos ótima, chamada Paratodos, que foi distribuída por lá - e da qual a gente fala mais em breve.

FOTO 6

6

Ah, as filas. Foram outra marca do dia. Isso porque não só teve muita gente no lançamento mas também porque Liniers desenhou nos livros de todo mundo - e dava pra pedir um personagem específico!

FOTO 7

7

Esta é pra encerrar - porque nem eu agüento mais escrever nem os leitores são obrigados a ler tanta coisa!

No alto, à esquerda, está um antigo gancho de caçar baleia. Foi um presente de Amyr Klink e sua família para Liniers. As suas famílias se conheceram em uma expedição à Antártida alguns anos atrás - essa história está narrada no livro de viagens Conejo de Viaje. E os Klink foram pegar o autógrafo e celebrar o lançamento do álbum brasileiro do velho amigo.

Em retribuição, logo abaixo, Liniers fez a capa de um Macanudo # 6 dedicado aos amigos.

Ao lado, estão os cadernos de desenho atuais de Liniers. Que histórias que Liniers vai contar a respeito deste lançamento?
Liniers - Um dia em sete fotos ruins - parte 2

(Antes de seguir a leitura, leia a primeira parte)

FOTO 3

3

Continuando esta série sobre os bastidores da visita de Liniers, não dá pra não falar da participação da imprensa, e não só dos veículos especializados em quadrinhos.

Na foto, Érico Assis, colaborador do site Omelete, está fotografando Liniers com seu N95.

Na própria quarta-feira, o quadrinhista apareceu em uma bela matéria da Folha de S. Paulo - com uma entrevista concedida ainda em Buenos Aires para a correspondente Adriana Küchler.

Na HQ Mix, estiveram na quarta-feira Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos), Amauri Stamboroski Jr. (G1), Levi Trindade, Raphael Fernandes (Wizmania) e mais uma equipe de TV. A TV Cultura passou pela Fnac. Na quinta, havia pelo menos duas entrevistas agendadas. Nosso colega de UHQ Zé Oliboni também passou pela HQ Mix na quinta-feira e já prometeu que publica um texto assim que eu acabar esta série.

A presença de todos não surpreende - afinal, havia uma coletiva marcada para o horário do almoço. Mas a obra do argentino também já era querida por todos ali - o que rendeu um clima de torcida especial para o sucesso da Zarabatana. Acho que boa parte dos jornalistas concordaria que o engajamento em torno de Liniers foi ótimo de se ver. Quem pode esticou o horário do almoço. E o resultado foi que, além de Macanudos autografados, a tarde rendeu grandes papos.

FOTO 4

4

Eis Gualberto Costa, o Gual, anfitrião da tarde de autógrafos. A livraria HQ Mix, que mantém com Daniela Baptista, sua mulher, na Praça Roosevelt, fez aniversário de um ano nesta semana - e a presença de Liniers integrava as comemorações.

A idéia de Gual é fazer da HQ Mix um reduto de Liniers por estas bandas. Ele já está vendendo livros autografados e alguns postais (na caixinha azul) e camisetas trazidos pelo agente de Liniers, Juan Lanusse - e os dois combinaram de continuar com o posto avançado no futuro.

E vale avisar: a HQ Mix acaba de ser eleita a melhor livraria de quadrinhos pela revista Época São Paulo. A menção está na edição da revista que começou a circular ontem, encartada nas revistas Época vendidas em São Paulo.

25 outubro 2008

Pão sueco

Em algum momento da quarta-feira, Liniers pediu a seu editor brasileiro, Cláudio Martini, se poderia parar em algum lugar e comprar um pão sueco.

É que Angie, a esposa de Liniers, brasileira, é fissurada nesse pão em crosta, duro e com sementes. Como ela não veio desta vez, o quadrinhista recebeu a missão de comprar um lote por aqui.

Aí, ao ler o Macanudo de hoje no La Nación, encontrei o pão sueco (clique para aumentar):



Quem diria! O pão sueco brasileiro foi importante para a criação de Pan Chueco, o aloprado personagem de Macanudo!

23 outubro 2008

Liniers - Um dia em sete fotos ruins

Na quarta-feira, dia 22, o quadrinhista Liniers passou o dia em dois eventos ligados ao lançamento de Macanudo # 1, seu primeiro álbum lançado no Brasil. E eu, escalado para entrevistá-lo à noite, ao lado do quadrinhista Guazzelli, acompanhei a visita.

Este post, que segue em construção até domingo, vai revelar detalhes da visita.

(As fotos estão no Flickr e podem ser ampliadas quando se clica nelas.)


FOTO 1

1

Este é o quadrinhista argentino Ricardo Liniers Siri. Ou Liniers, apenas.

Liniers chegou ao Brasil na manhã da quarta-feira, dia 22, para autografar seu primeiro livro editado por aqui: a coletânea da tira Macanudo, publicada diariamente no jornal La Nación.

A tira é um sucesso na Argentina e já é publicada em vários outros países.

No Brasil, só chegou oficialmente agora, graças à editora Zarabatana. Mas, antes disso, ele já tinha uma fiel legião de fãs na internet. Foram eles que, em viagens à Argentina e visitas a importadoras, fizeram com que vários álbuns em espanhol começassem a circular por aqui. Vários desses volumes estrangeiros foram levados para as sessões de autógrafos - e o cartunista fez um desenho em cada um deles.

Daí vem a cena da foto: Liniers está autografando um exemplar do álbum Bonjour. Sobre a mesa, há ainda um Cuadernos 1985 - 2005, um Conejo de Viaje e uns Macanudos argentinos.


FOTO 2

2

Sim, Liniers desenhou em todos os álbuns autografados. Mas isso não é nada perto da empreitada que vem pela frente.

É que, na Argentina, a capa de Macanudo 6, que sai nas próximas semanas, vem em branco. E o quadrinhista vai desenhar em cada uma delas - e a tiragem é de 5 mil exemplares! Ou seja: não haverá nenhuma capa igual à outra.

A capa acima, dedicada ao jovem João, é de um dos poucos exemplares do livro que Liniers trouxe na mala.

A idéia tem uma explicação: depois de cinco anos lançando pela Ediciones de La Flor, Liniers vai abandonar as editoras e passará a se autopublicar em sua terra natal.

Mas há outra.

Mais tarde, no jantar, Liniers falou sobre Fontanarrosa, gênio da HQ argentina morto no ano passado. Mencionou que gostava de ver que El Negro, mesmo doente, com os músculos enfraquecidos, não abria mão de desenhar para seus fãs - o que demonstrava a grande generosidade do ídolo.

Em vários momentos do dia, Liniers se mostrou generoso. Mesmo exausto com a viagem, sorria sempre e não deixava de desenhar para ninguém. Fez até um quadrinho para a HQ coletiva da livraria HQ Mix.

A capa em branco de Macanudo # 6 só reforça a sua generosidade.

(Este post continua...)
HQ com emoticons do Gmail

Viu que o Gmail agora tem emoticons? Pois é.

Pra inaugurar, fiz uma HQ com eles.

(Clique para ampliar)

22 outubro 2008

Sem coluna nova hoje, mas com uma bela matéria

Você certamente já percebeu que hoje não atualizamos nenhuma coluna. "Ué, não ia ser semanal?", alguém pode indagar. Sim, mas desta vez optamos por colocar a matéria Admirável Mundo Nerd, do Ramone.

Na verdade, a idéia do artigo nasceu para ser a estréia do Ramone como colunista, mas aí ele foi se empolgando, entrevistando leitores e encorpando tanto o conteúdo, que o texto se tornou uma interessante matéria.

Mas não é por isso que você vai deixar de dizer o que achou aqui no Blog do UHQ. E aí? Curtiu? É colecionador inveterado? Poste suas opiniões.

Semana que vem voltamos à programação normal das colunas.

21 outubro 2008

Liniers em São Paulo

Como diz o Nasi, vai que alguém só lê o blog:



Amanhã, o cartunista argentino Liniers estará em São Paulo participando de dois eventos. Na parte da tarde, vai até a HQMix Livraria, comemorar o aniversário de um ano do estabelecimento (veja a nota) e à noite estará em mais uma edição do HQ O quê?, promovido pela FNAC (mais detalhes aqui).

Nas duas oportunidades, além de falar um pouco sobre o seu trabalho, ele vai autografar o lançamento da Zarabatana Books, Macanudo # 1, que marca a estréia do artista argentino no mercado brasileiro em álbum solo.

Liniers tem um trabalho peculiar publicado em tiras no jornal argentino La Nación e os leitores do Universo HQ puderam conhecer um pouco sobre ele quando o Nasi trouxe alguns álbuns da Argentina e os resenhou para o site (veja aqui: Macanudo #2 e Macanudo #4).

Por tudo que o Nasi falou dele e pelo que já vi do trabalho disponível na internet (muita coisa pode ser lida no site do autor), não vejo a hora de conhecê-lo e ler Macanudo # 1.

19 outubro 2008

Preview da revista Graffiti # 18

Uma nova edição da revista Graffiti 76% Quadrinhos vai ganhar lançamento nesta semana. Pois este post traz o preview de algumas páginas. Como dá para ver, como sempre, a Graffiti sai com material de primeira. E o tema, nota-se de cara, é o futebol.

(Clique nas imagens para vê-las com detalhes.)


Daniel Caballero


Daniel Caballero


Cau Gomez


Guazzelli


Evandro Alves

17 outubro 2008

A volta do Homem-Resenha original

Hoje a galera do Universo HQ está em festa. E a razão é simples: o retorno do Zé Oliboni às resenhas do site, analisando Marvel Especial # 7 - Namor, da Panini.

Ele estava afastado havia meses. Nós sabíamos a razão, mas não divulgamos (mesmo com alguns leitores perguntando) por razões óbvias. Era um problema pessoal que o Zé teve uma coragem incrível de expor num post no Blog do Pop Balões.

Uma depressão braba tinha tirado o Oliboni de combate. E, aos poucos, ele vai derrotando-a.

E o que importa, de verdade, não é o Zé Oliboni voltar a escrever resenhas como um doido (quem é leitor assíduo do site sabe o quanto o cara produz!), mas sim tê-lo de volta para falar bobagens na lista da "diretoria" do UHQ e, às vezes, conversar sobre quadrinhos.

Eis o nosso 'pequeno' Zé! Imagina quando ele fala Olibini esmaga?Então, bom retorno, Zé! E tremei, infiéis! O Homem-Resenha original está de volta! Se vai tomar o posto de líder do ranking de reviews do UHQ de seu sidekick (o Nasi vai me matar por isso!), pouco importa. O que vale mesmo é que fazer o site fica mais divertido com o time completo.

16 outubro 2008

Adeus, Neil Hefti (29/10/1922 - 11/10/2008)

Se você não sabe quem foi, não vou me dar o trabalho de explicar. Mas veja a imagem e deduza o quanto ele foi importante pra você, pra você e pra você também, camarada. E respeito.

15 outubro 2008

Cada um no seu quadrinho...

Pois é, hoje é dia de estréia no Universo HQ. O jornalista Eduardo Nasi inaugura sua nova coluna, Cada um no seu quadrinho.

E, de cara, ele escolheu um assunto espinhoso: os spoilers nas histórias em quadrinhos.

E você, o que achou? O que tem a dizer a respeito do assunto? Comente à vontade!

08 outubro 2008

O retorno da coluna Chiaroscuro

A exemplo do que aconteceu comigo, o Codespoti também saiu do limbo com sua coluna. Hoje a Chiaroscuro retornou com tudo no Universo HQ.

O Sérgio aborda um tema muito bacana e que muitos leitores nem faziam idéia: o quanto a nomenclatura já fez a diferença no mercado de quadrinhos. Confira aqui.



Fica aqui o convite para os seus comentários.

07 outubro 2008

Super Eleição

O assunto foi até tema do Jornal da Globo.

Os "super candidatos", cada um mais divertido - ou inacreditável - que o outro.

Confira abaixo.

Robin:



Hulk:



E o melhor de todos: o Super Vampeta, partes 1 e 2:

Parte 1:



Parte 2:

03 outubro 2008

Malditos Chaveiros

Colocar as chaves ou guardar junto com as revistas?
Comprar ou não comprar todas as revistas DC da Panini em bancas, este mês, para ter a coleção completa de chaveiros dos heróis?

Eis a questão.

Bela iniciativa da editora, de todo modo.

02 outubro 2008

Ficou faltando!

Na postagem anterior, da Patota, acabei esquecendo o Zé do Boné.

Segue.













01 outubro 2008

A Patota está no Museu dos Quadrinhos

A coluna desta semana do Universo HQ fala sobre a trajetória da revista Patota (Editora Artenova), publicada durante a década de 1970, com 27 edições.

O foco da revista eram as tiras, com personagens e séries de grande sucesso - algumas são publicadas até hoje.

Para quem já conhece ou para quem nunca viu, seguem abaixo algumas tirinhas, complementando o texto apresentado.

Portanto, tire alguns minutos do seu tempo, retorne ao passado e divirta-se!

Hagar

Na tira logo abaixo, confira a "brilhante" tradução adotada na revista.

Que beleza de adaptação de texto!

















Marly


























Kid Farofa
















Dr. Fraud











Mãi...e!


















O Mago de ID













B.C.













Eek e Meek













Mafalda











Peanuts













Os Desligados













Rua da Alegria











Figments













Frank e Ernest