03 dezembro 2006

Um gênio incompreendido

Os quadrinhófilos brasileiros são muito injustos com o Rob Liefeld. Chega de detonação contra o cara! Liefeld é um gênio da nona arte e posso provar!

Por exemplo: ao desenhar todos os personagens com a mesma cara, Liefeld dá uma lição de igualdade racial. É preciso entender as entrelinhas, ele só quer mostrar que todas as pessoas são irmãs, independentemente de cor e origem geográfica. Por isso que os japoneses têm a mesma fisionomia que os alemães nos desenhos do grande mestre.

Ele também é criativo, pois não é qualquer desenhista que consegue imaginar a existência de 5235 músculos a mais na anatomia humana.

Além disso, é um artista inovador. Afinal, desenhar personagens com 122 dentes é algo que ninguém fez, faz ou parece que irá fazer!

Mais que tudo isso, Rob Liefeld é um quadrinhista corajoso, porque é preciso ter colhões pra copiar descaradamente as criações alheias sem temer processos judiciais e a ira dos fãs de quadrinhos.

Repare bem nas imagens que ilustram este texto, e reflita: Liefeld é ou não é um artista... hã... diferenciado?

(Pausa para desintoxicação)

Na boa, o que é que os norte-americanos vêm nessa coisa que afirmam ser desenhista? O cara não pára de estrelar títulos importantes na Marvel, na DC e na Image, apesar de uma "arte" nojenta, feia e constrangedora. É convidado de destaque em tudo quanto é convenção de quadrinhos na terra do Tio Sam, e tem até... fãs!

Será que nós, brasileiros, é que não conseguimos entender esse "gênio"?

19 comentários:

Anônimo disse...

Simples para nós brasileiros virou bonitinho e engraçadinho fazer criticas ao Rob L e fazer pouco de quem gosta do estilo dele. Esperava que pela primeira vez alguém estivesse fazendo um comentário pertinente, mas não, o do blog foi mais uma dessas "gracinhas".
O estilo dele é esse e ponto final. Assim como o do cultuado Jonh Byrne é aquele que não evoluiu nada desde os anos 80/90. Assim como o do Jim Lee, que tb desenha todo mundo com a cara igual e ninguém reclama. A verdade é que virou cult descer o pau no Rob L.
Ah e tem alguns desenhistas badalados da atualidade levando bronca por estarem copiando imagens, fotos, e cenas de filmes a torto e direito, disso ninguém lembra.
O fato é que já encheu!
O Rob L. é tão bom desenhista como Jim Lee, ou outro qualquer da geração Image, "cartunesco" ao seu estilo, exagerado a seu modo, e plagiador como tantos outros(o que realmente não é nada bacana, mas deveria valer para todos os outros também).
Tem muita gente que gosta desse estilo e graças ao pouco caso que os outros fazem(em fóruns, blogs, sessão de cartas, etc) ao não respeitar essa opinião se calam.
Quem gosta, gosta e ponto vamos respeitar, chega de perseguição e blá, blá, blá.
Essa é minha opinião.
Um abraço a todos.

Marcus Ramone disse...

John Byrne decaiu há muito tempo, Jim Lee desenha as fisionomias iguais, e muitos outros desenhistas são horríveis (como o Ruimberto Ramos). Mas Rob Liefeld é mesmo insuperável! É o rei!
Tem até um site gringo (parece que é espanhol) que tenta, de forma bem divertida, "explicar" a anatomia dos personagens desenhados por ele.
Ah, e escrachar o Liefeld (e não os que curtem a "arte" dele) é mesmo um esporte nacional, o qual não me canso de praticar. Até que ele se aposente.

Anônimo disse...

O engraçado é que as pernas ficaram maior que o resto. Esse "desenhista" é um gênio.

Franchico disse...

Eu acho que as obras do rapaz vendem tanto por que muita gente tb quer aprender como NÃO FAZER quadrinhos. Mesmo aqui no Brasil, diz que as revistas do cara não esquentam o banco nas gibiterias. Chegou, nego tá levando. Pelo menos foi que li numa entrevista aí, agora não me lembro de quem. E sinceramente, acho que boa parte das pessoas que compram o fazem exatamente por isso: para saber o que não se deve fazer.

Anônimo disse...

A explicação mais simples que já me foi dada sobre o Liefield foi essa: ele é muito, muito ruim, mas vende, e muito bem. E ponto final.
Se tu for analisar o mercado, quase tudo que vende bem é porquera, com excessões ainda bem, e, infelizmente, nem sempre o que é bom vende bem.
Enfim...

Anônimo disse...

Eu estranho essa revolta do anônimo, porque quando ele começou com Rapina e Columba e nos Novos Mutantes, ele até caprichava (ao estilo dele, claro). Mas depois da X-Force (e a estréia na image) ele vem involuindo sua arte, ficando mais preguiçoso, sei lá. Ninguém pode abrir a boca e dizer que ele desenha bem, mas tem o direito de gostar e ser fã do cara. É isso!

Marcus Ramone disse...

É isso aí, Marcilio. Eu, por exemplo, sou fã de tosqueiras como Spawn, he, he, he. E gosto dos desenhos do Tom Grumetti! Todo mundo mete o pau nos dois, mas eu simplesmente me divirto com essas tiradas. Algumas são hilárias.
Portanto, todos têm direito de alfinetar os personagens ou estilo dos artistas que não gostam, bem como todos têm o mesmo direito de defender aqueles dos quais são fãs. Exaltar-se é que não tem nada a ver.

Anônimo disse...

Eu gosto do Liefeld. Ele pode não ser o mestre da anatomia, mas tem uma dinâmica muito boa nos painéis. Mas o estilo dele ficou muito datado de 'anos 90'.
Abraaaa

Anônimo disse...

Aproveitando a deixa, queria entender o comentário do Levi Trindade na seção de cartas da última edição do Novos Titãs sobre a arte do Liefeld. Não ficou claro se ele gosta ou não da arte deste "artista". :-) rs

Anônimo disse...

Fatos:

Rob Liefeld não sabe desenhar pés, não sabe nada de proporções, não sabe nada de perspectiva, resumindo, ele é um desenhista pífio e de meia pataca.
...

Devem haver por aí vários bons desenhistas precisando de boas oportunidades e a Marvel e a DC ficam dando guarita pra esse ridículo.

Genio incompreendido é o escambau, ele é ruim mesmo e pronto!

Anônimo disse...

Só pra ajudar na polêmica, confiram nesse site uma musiquinha em "homenagem" ao Liefeld: http://www.lucio.jor.br
Um aviso aos fãs do Mestre: Tenham bom humor e levem a música (ultra-tosca, por sinal) na brincadeira ;)

Lucas Lourenço disse...

pessoal,
segue dois links sobre nosso badalado desenhista em questão:

http://adlo.dreamers.com/adlo.htm
(este é o site estrangeiro que o ramone citou num dos comentários acima. muito engraçado!)

http://robliefeld.net
(site oficial do liefeld. muito engraçado tbm!)

abraços!

Anônimo disse...

Será que alguém ainda tem coragem de navegar em algum site do famigerado...Rob Liefeld? Não tenho prazer nenhum nisso.

Anônimo disse...

Então existem MESMO fãs do Liefeld?????

Anônimo disse...

O Liefeld é bom!
as pessoas ficam exigindo perfeição anotomica, esqueçem q. isso é desenho.
E como tal, cada artista escolhe o estilo que quiser ou q. sabe fazer melhor.
As pessoas teorizam demais...
o estilo dele é exagerado?óbvio.
não mto criativo?provavel.
o importante é vc olhar a pagina desenhada por ele e sentir o impacto da cena!
Eu gosto!mesmo preferindo artistas com estilo mais limpo como o Gary Frank e o Steve Dillon.
Agora o comentario de q. ele faz todos os personagens com o mesmo rosto é fraquissimo hein,quase todos os desenhistas fazem isso.

Anônimo disse...

Sabe, quando vejo os desenhos do
Rob Liefeld, sinto um grande alívio, pois, como aspirante a desenhista, sei que SEMPRE existirá alguém "pior" do que eu...

Anônimo disse...

Sandro, eu tô me estourando de rir com o teu comentário(Risos). Essa parada de rostos iguais, estilos e coisas afins, é bem subjetiva e complexa, pois, vai depender de cada fã. Eu por exemplo sou doido pelos desenho do Milazzo, que parace apenas rabiscar, o Hugo Pratt tb rabiscava e eu não suporto os desenhos dele (que o Sidão não leia isso). Sobre rostos, o Manara é fabuloso, né não, mas, as mulheres dele é a MESMA em todas as suas HQS. Sobre anatomia, o Scott Campbell, quando desenhava GEN 13, fazia pernas enormes em suas mulheres, mas, acho o desenho do cara muito bom. Agora, o "Robinho" é terrivelmente terrível, o cara chega a ser cômico de tão ruim. Às vezes que ele paga pros moleques sobrinhos dele desenhar e põe a sua assinatura na arte (oque não seria de se admirar vindo dele). Abraços, Sílvio

Anônimo disse...

Liefeld. Não dá pra levar a sério um cara que, com um nome desses. Liefeld vem de LIE (Mentira, em inglês) e FELD (Campo, em alemão). Ou seja: campo das mentiras.
Tem mais é que virar moda descer a lenha nessa tentativa frustrada de desenhista. Mostra que as pessoas estão ficando mais inteligentes e não engolem mais qualquer coisa. Desenhar um cara saltando pra fora do quadrinho trincando os dentes? E o cenário? E a perspectiva? Quem gosta desse cara precisa ler quadrinho europeu e japonês pra ver como se conta uma história de verdade.

Anônimo disse...

E tem mais...
defender o cara acusando outros (Manara, Byrne etc) não adianta nada. Defenda mostrando os pontos positivos dele. Se não tiver capacidade, cale a boca e enfie um lápis no CU.